Unidos da Ponte leva para avenida a história de mãe Meninazinha de Oxum


Redação:Luiza Rodrigues

Neste sábado (21), segundo dia de ensaios técnicos das escolas da Série Ouro, a Unidos da Ponte foi a terceira a desfilar pelo Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com o enredo “Liberte nosso sagrado”, que homenageia a Mãe Meninazinha de Oxum. O enredo embarca na saga de uma das mais importantes Iyalorixás do Brasil contra o racismo religioso e traz a ligação da mãe de santo com a cidade-sede da escola, o município de São João de Meriti, localizado na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

O enredo contará a luta de três décadas de Mãe Meninazinha para libertar a coleção de objetos sagrados que estavam no poder do Museu da Polícia Civil. A partir de várias campanhas lideradas pela Mãe e outras lideranças religiosas de matriz africana, o material foi transferido para o Museu da República.

Componentes da Unidos da Ponte começando o ensaio técnico / Reprodução: Rafael Quintanilha.

O enredo foi feito pelos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, com a participação do pesquisador Tiago Freitas, que vem com a azul e branco pela segunda vez. Doutor em Letras e fundador do Observatório de Carnaval da UFRJ, Tiago colaborou com os carnavalescos para enriquecer e valorizar a Mãe Meninazinha e toda história que esta carrega.

A Comissão de Frente vem com a coreógrafa Alessandra Oliveira que, além de representar a Unidos da Ponte, é coreógrafa e diretora de uma das alas coreografadas da Beija-Flor de Nilópolis, onde também foi Bailarina da Comissão de Frente e professora do projeto Ballet Comunitário. Alem disso, foi coreógrafa da Comissão de frente da Inocentes de Belford Roxo, Arame de Ricardo, Acadêmicos do Campo do Galvão em Guaratinguetá e Flor da Passagem de Cabo Frio.

Nós vamos trazer o empoderamento feminino, as raízes africanas e toda a ancestralidade desse povo maravilhoso. reforça a coreógrafa na concentração do ensaio técnico

A rainha de bateria da Unidos da Ponte e também empresária, Lilian Brito, mais conhecida como Lili Tudão, brilhou mais uma vez no desfile desta noite, após ter sido um dos destaques nos minis desfiles que ocorrem na Cidade do Samba, em dezembro de 2022. A rainha, que prometeu surpreender no ensaio técnico no último evento organizado pela Liga Rj, também mostrou que tem muito para entregar no dia do desfile e botar sua escola.

Emanuel Lima e Thainara Matias vêm representando o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da azul e branco de São João de Meriti. Desfilando pela segunda vez como primeiro mestre-sala e tendo Thainara em seu primeiro ano compondo o primeiro casal, os dois se mostraram super entrosados com o enredo da escola e reforçaram a importância do ensaio da avenida antes do dia oficial.

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira / Reprodução: Rafael Quintanilha.

O carnavalesco Fran Sérgio, que já ganhou oito títulos com a Beija-Flor integrando a Comissão de Carnaval, esteve presente e desfilando junto da Unidos da Ponte e ressalta:

O enredo é maravilhoso, mostra a nossa doçura, nossa força, a força africana que está no brasileirodiz Fran Sérgio.

Ingrid Chagas, uma das musas da escola, vem representando Oxum, que representa a sabedoria, prosperidade e o poder feminino. A musa reforça a importância do ensaio técnico por ser um momento de pegar o samba na avenida, os toques e sentir a energia do povo.

Vou representar todo o candomblé e os orixás.afirma Ingrid Chagas.

Musa da Unidos da Ponte, Ingrid Chagas / Reprodução: Rafael Quintanilha.

A Unidos da Ponte será a segunda escola que entrará na avenida no dia 18 de fevereiro, o segundo dia de desfile das escolas da Série Ouro. A escola vem pequena em relação ao número de componentes, mas, com um enredo gigante sobre o legado ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum, quer entregar um desfile com muita harmonia, representatividade e samba no pé.

Confira mais imagens do ensaio técnico da escola:

Componentes da comissão de frente / Reprodução: Rafael Quintanilha

Leave a comment