Abertura oficial do carnaval 2023 na Cidade do samba

 A abertura oficial do Carnaval 2023 teve início neste sábado, na cidade do Samba. O bloco Cacique de Ramos iniciou a apresentação, esse ano o bloco desfila com a primeira musa Plus size da escola, Milena Gonçalves.  Após o sucesso dos mini desfiles, a Liesa resolveu repetir o evento  que teve a abertura as 20:30 pontualmente. A Revitalização da cidade do Samba e a boa organização do evento levou o público a retornar  em 2023.

A primeira escola a passar pela Passarela da cidade do Samba foi a Império Serrano,  mestre vitinho falou sobre a importância do dia nacional do Samba  2 de dezembro,  lembrando sobre a importância do momento que o sambista tem para brincar e se divertir. Com o enredo homenageando Arlindo Cruz, a verde e branco da serrinha iniciou o desfile as 21:23, a frente da bateria a rainha Darlin Ferrete vestia um macacão nas cores verde e branco. Quitéria Chagas também esteve presente no evento e falou sobre o retorno da escola para o grupo especial,  ressaltando a importância e empenho do presidente Sandro Avelar nesse processo.  Daniele Nascimento e Marlon flores primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira bailaram em sincronia durante o desfile. A comissão de frente distribuiu rosas coloridas para o público. Baby Cruz muito emocionada participou do desfile, a agremiação levou uma alegoria com a imagem de São Jorge Santo de devoção da escola.

Segunda escola a se apresentar foi a Campeã do carnaval carioca 2022 Acadêmicos do Grande Rio, que homenageia esse ano o cantor Zeca pagodinho. Iniciando o desfile,  o Intérprete Evandro Malandro cantou o samba exaltação do carnaval 2022 falando sobre exu. Na comissão de frente uma homenagem ao subúrbio carioca com dançarinos representantes Malandros e cabrochas . No primeiro tripé, desfilantes vestidos de erês representavam Cosme e Damião  e a tradição do cantor em  distribuir doces, os desfilantes  jogaram balas e pirulitos para o público. 

Mocidade independente de Padre Miguel terceira escola a se apresentar vai levar para a Sapucaí o enredo “ terra de meu céu, estrela do meu chão” falando sobre os artistas do nordeste. Abrindo o desfile, um mini tripé  símbolo da escola e castorzinho na frente. Comissão de Frente Barro do nordeste, foi Coreografada representando  cangaceiro e Maria bonita. Uma das alas que a escola apresentou chamou bastante atenção, representando o homem do campo, mulheres e homens erguiam instrumentos como foices  e enxadas. Outro diferencial, foi  a qualidade das fantasias apresentadas pela agremiação, fantasias com ótimos acabamentos.

Unidos da Tijuca quarta escola a desfilar,  com o enredo “onda que vai, onda que vem serei a Bahia de todos os santos” iniciou o desfile cantando diversos sambas marcantes da agremiação. Lexa, rainha de bateria vestia fantasia um maiô azul. Primeira porta bandeira Denadir  Garcia falou sobre o empoderamento das mulheres negras em todos os setores do carnaval. 

Comissão de frente Coreografada por Sérgio Lobato, simulava as ondas do mar, e em meio a ela uma componente era levantada  representando Iemanjá.

Salgueiro quinta escola a desfilar, com enredo “delírios de um paraíso Vermelho” agitou a cidade do samba. Viviane Araújo usava um macacão de pedrarias vasado,  lace de cabelos vermelhos e uma coroa na cabeça,  esteve presente no desfile e mostrou todo seu samba no pé. Com fantasias bem elaboradas o Salgueiro mostrou um pouco do que pretende levar para avenida.Comissão de frente comandada por Patrick Carvalho representando o povo da rua, o grande delírio da multidão. Marcela Alves e Sidicley levantaram o público presente com um bailado impecável. A escola levou tripés com Adão e Eva representados por componentes da escola.

O Presidente Jorge Perlingeiro falou sobre o sucesso que foi o carnaval em abril  de 2022, com 94% de ocupação do público e camarotes lotados, tudo saiu conforme o previsto, esse ano ele revelou que parte do repasse das escolas foi feito com antecipação devido a venda dos  ingressos antecipados, o que  proporciona às agremiações tempo para se organizar.  Os ensaios técnicos na Sapucaí, iniciam no dia 15 de janeiro, e pela primeira vez  contarão com o carro de som oficial  e iluminação oficial para os desfiles oficiais, contou Perlingeiro.  

Elmo José diretor de Carnaval da Liesa falou sobre a celebração e importância do dia nacional do Samba, lembrou da luta travada pelos sambistas para  a evolução do mundo do Samba, resistências enfrentadas e vencidas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s