Vila Isabel brinda comunidade com prévia de fantasias e versão definitiva do samba para 2023

Menos de uma semana após ter escolhido seu samba de 2023, no domingo, a Unidos de Vila Isabel brindou sua comunidade nesta sexta com mais uma grande noite rumo ao Carnaval 2023. A azul e branca, que se prepara para cantar o enredo “Nessa Festa, Eu Levo Fé!”, realizou um desfile especial em sua quadra para mostrar à comunidade, aos torcedores e à imprensa toda a beleza e capricho das fantasias que o carnavalesco multicampeão Paulo Barros está preparando para o próximo Carnaval. 

Ao todo, figurinos de 28 alas foram exibidos na ocasião, graças à dedicação de 49 componentes que serviram como manequins vivos. Os trabalhos foram guiados com o auxílio de conteúdos audiovisuais que, num trabalho pedagógico diante dos componentes, exibiam vídeos das manifestações populares e religiosas nacionais e internacionais das quais o enredo trata. Músicas típicas de cada celebração também ajudavam a contar a história, bem como, é claro, as roupas diversas, coloridas e à altura da grandeza da Vila que Barros preparou. Todas serão doadas aos componentes, sem exceção e sem a utilização de alas comerciais, com fantasias à venda.

Entre os destaques, esteve a ala de baianas, cuja fantasia é intitulada “No Largo do Bonfim, todos se vestem de branco” em referência à lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador. Foi uma das mais aplaudidas da festa. Outros segmentos da agremiação também conheceram seus trajes, como a bateria “Swingueira de Noel”, que desfilará lembrando os festejos de São João, e a ala de passistas que brilhará simbolizando os casamentos da roça.

Ao longo da noite, além de festas brasileiras, a prévia do desfile lembrou eventos da Índia (“Holi, um festival de cores e da primavera”); do Egito (“No Egito, Bastet trazia boas colheitas”); China (“Brilham lanternas para o Ano Novo”); México (“No México, flores e velas guiam os espíritos”), entre muitas outras nações. Barros acompanhou tudo da plateia, junto ao presidente Luiz Guimarães; ao presidente de honra Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães e outros quadros da Vila, incluindo a equipe do barracão da Cidade do Samba, responsável pelo auxílio ao artista na elaboração das fantasias.

O intérprete Tinga também apresentou aos presentes a versão definitiva do samba-enredo recém-escolhido, após modificações pontuais feitas pela diretoria da Vila em parceria com o time do carro de som. A letra será gravada nos próximos dias para figurar entre as faixas do CD das escolas de samba do Rio e, em novembro, será amplamente divulgada a todo o Brasil no programa “Seleção do Samba”, da TV Globo.

Veja como ficou o samba-enredo da Vila para 2023 em sua versão definitiva:

VIVER, SENTIR PRAZER, 
EU QUERO É MAIS ME EMBRIAGAR DE TANTO AMOR, 
VER O SAGRADO E O PROFANO EM SINTONIA 
CAIR DENTRO DA FOLIA FOI DEUS BACO QUE ENSINOU 
O MUNDO CANTA FORTE, CANTA ALTO, 
PELAS RUAS O CORTEJO, 
NO BATUQUE E NA DANÇA 
PEDIR, AGRADECER E CELEBRAR É O DOM DE SUPERAR 
RENOVANDO A ESPERANÇA.

EU SOU DA VILA BATIZADO NO TERREIRO, 
SÃO JORGE PROTETOR, SALVE! O PADROEIRO. 
A VOZ DO MORRO TRAZ O SAMBA NA RAIZ. 
O ANO INTEIRO SOU FESTEIRO, SOU FELIZ.

SEGUINDO EM FRENTE ENCARANDO O DIA A DIA, 
É GARANTIDO E CAPRICHOSO EMOCIONAR. 
NA EXPLOSÃO DE CORES, SHOW DE ALEGRIA, 
ÁGUA DE CHEIRO OFERENDAS AO MAR.

PULEI FOGUEIRA ANARRIÊ NO ARRAIÁ BRINQUEI, 
NA DESPEDIDA TAMBÉM FESTEJEI 
RENASCE NA SAUDADE A NOSSA DEVOÇÃO 
VOU RESPEITANDO A DIVERSIDADE, 
SEJA QUAL FOR A RELIGIÃO.

O REI MOMO CONVIDOU MINHA VILA ISABEL 
NESSA FESTA EU LEVO FÉ,  
SOU HERDEIRO DE NOEL. 
NO TAMBOR DA SWINGUEIRA, 
TODA A LUZ DO MEU AXÉ… EVOÉ… EVOÉ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s