Beija-Flor reúne estrelas negras para lançar enredo que ecoa luta global contra o racismo

Título do tema escolhido pela escola será ‘Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor’

Atenta aos traços históricos do Brasil e aos movimentos contrários ao racismo que mobilizam cidadãos em todo mundo, a Beija-Flor de Nilópolis lançou neste domingo, por meio das redes sociais, seu enredo para o próximo Carnaval. “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” será o título do desfile que transmitirá a mensagem da luta por igualdade racial ao público da Marquês de Sapucaí, tão logo os efeitos da Covid-19 sejam minimizados e a realização dos desfiles seja confirmada.

Obedecendo às normas de prevenção da doença, como fez em todas suas iniciativas desde março, a azul e branco optou por anunciar o enredo com um encontro online de suas estrelas negras, cuja batalha diária está contida na ideia de exaltar a negritude na Avenida.

Diretora do Departamento Cultural da Beija-Flor e uma das responsáveis pelo enredo, a historiadora Bianca Behrends conduziu uma transmissão ao vivo que contou com as participações do cantor Neguinho da Beija-Flor e da porta-bandeira Selminha Sorriso, dois dos inúmeros ícones negros que têm trajetória entrelaçada com a da agremiação. O dirigente Gabriel David, um dos idealizadores do tema, também participou da live.

Trabalho coletivo

Decidida a “ouvir a voz” de sua comunidade, como sugere o título do enredo, a Beija-Flor anunciou na transmissão que receberá contribuições de artistas, profissionais ou amadores, que queiram ajudar a escola a criar uma identidade visual (isso é, uma logomarca) que represente o tema e possa ser utilizada em diversas situações, como as estampas de camisas personalizadas produzidas a cada temporada.

Aqueles que desejarem contribuir com sugestões e criações deverão enviar um e-mail com o conteúdo produzido para imprensa@beijaflor.com.br. O processo de escolha será todo conduzido por meio das redes sociais, dado o momento de quarentena.

Em breve, mais colaborações de apaixonados e componentes da Deusa da Passarela também serão utilizadas para compor o enredo, em iniciativas que ainda serão anunciadas. A previsão é que a sinopse seja apresentada até o fim deste mês.

Natalia Louise
Assessora de imprensa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s