Segundo dia de desfiles do grupo especial do Carnaval 2019

screenshot_20190307-220726_facebook.jpg

Por Aline Alves

Muitas surpresas marcaram o segundo dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí.

A Primeira escola  a se apresentar foi a São  Clemente,  com o  enredo  “o samba sambou” atualizado pelo carnavalesco Jorge Silveira, a escola fez uma releitura do carnaval de 1990, com o tom  crítico  ao carnaval.  O carro abre-alas “virou Hollywood isso aqui” levou uma atriz que interpretou Marilyn Monroe,uma crítica direcionada a transformação do carnaval em uma festa cada vez menos direcionada para o povo e mais para a mídia.

A escola fez críticas ao poder público em especial a prefeitura do Rio de Janeiro, falou sobre o corte de verbas do carnaval e atrasos nos repasses, o que dificulta  o planejamento das escolas de samba. Outro tema abordado pela agremiação foi sobre os camarotes cada ano mais luxuosos  na avenida, tendo em vista que a maior parte da população não tem acesso a eles.

Screenshot_20190306-004213_Chrome
Foto:Rodrigo Gorosito/G1

A Unidos de Vila Isabel foi a segunda escola a se apresentar. Homenageando a cidade de Petrópolis com o enredo “Em Nome do Pai, do filho e dos Santos a Vila canta a cidade de Pedro”, o canto dos componentes foi um dos destaques da escola, cantando com garra e vibração a escola animou e levantou o público que respondia com gritos de “campeã”. A bateria comandada por mestre Macaco branco que estreou na swingueira de Noel este ano veio representando a estrada de ferro de Mauá, os componentes  usavam um chapéu no qual  uma lâmpada acendia e soltava fumaça. Tinga interprete oficial da escola retornou em alto nível  e cantou a plenos pulmões, animando os componentes e o público na marquês de Sapucaí.

A Portela homenageou  à  cantora Clara Nunes com o enredo  “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”. Clara Nunes morreu no ano de 1983 aos 40 anos de idade. No último carro  desfilou a atriz Emanuelle Araújo representando a cantora, o carro foi apelidado como “Altar do Samba” e nele  a  foto da cantora  contendo  a frase ” até um dia”.

20190307_212522
Eduardo Hollanda

Screenshot_20190307-214317_Facebook
Rodrigo Gorosito

A quarta agremiação a se apresentar foi a União da Ilha do governador que homenageou o Ceará. A Ilha levou  Raquel de Queiroz para avenida com enredo “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu”. Acomissão de frente da escola inovou com casais dançando ritmos cearenses pela avenida e em determinado momento faziam orações para padre Cícero, logo após as orações  o personagem do padre sobrevoou a avenida em agradecimento e demonstração ao milagre.

A estação primeira de Mangueira homenageou heróis populares que não foram lembrados pela história, com o enredo “História para ninar gente grande” a escola ganhou o prêmio estandarte de ouro na categoria de melhor escola, homenageou a vereadora Marielle Franco que foi assassinada em março de 2018.

Screenshot_20190304-144852_WhatsApp
Foto:Jean Seen/ Camarote Rio Praia
Screenshot_20190305-201124_WhatsApp
Foto:@leo_cordeiroo

 

Screenshot_20190314-233226_Chrome

Com o enredo ‘Eu sou o tempo, tempo é vida’, a mocidade falou sobre a passagem do tempo e  sobre a tecnologia. O enredo que foi desenvolvido por Alexandre Louzada com o auxílio do designer Hans Donner, fala sobre a ligação do homem com o tempo  e mostra como o homem pode se tornar escravizado por conta disso. A cantora Elza Soares foi homenageada no desfile.

O presidente de honra da Mocidade independente de padre Miguel, Rogério Andrade não assistiu ao desfile da sua agremiação pelo segundo ano seguido.
Rogério foi condenado a pena de seis anos mas recebeu o benefício do livramento condicional e foi liberado pela Justiça mas enquanto estiver cumprindo pena Rogério deve se recolher se a casa a partir das 23 horas até as 06hs.

20190307_215629
Foto: Márcio Alves/agência o Globo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s