Prefeitura do Rio inaugura o primeiro serviço público de atendimento psicoterapêutico para mulheres em situação de violência no país

NEAP Chiquinha Gonzaga fica na região central da cidade e inicia os atendimentos nesta quinta-feira

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (1/10), o primeiro Núcleo Especializado de Atendimento Psicoterapêutico para mulheres em situação de violência. O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram da abertura do NEAP Chiquinha Gonzaga, que vai funcionar na região central da cidade e começa a atender a partir desta quinta-feira (3/10). Essa é a primeira vez no país que o serviço público oferece atendimento continuado em psicoterapia para mulheres em situação de violência.

– A criação do NEAP é importante para a mulher sair da situação da violência e receber o atendimento psicológico não só numa situação de emergência. A ideia aqui é que se tenha um acompanhamento clínico, que dure o tempo necessário e que a mulher possa sair daqui com suas condições restabelecidas. Estamos muitos orgulhosos de ter esse primeiro serviço no Brasil – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Para acessar o serviço, basta ser encaminhada por um dos órgãos que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Rio de Janeiro. Entre eles, estão o CEAM Chiquinha Gonzaga, as Casas da Mulher Carioca (em Madureira, Realengo ou Padre Miguel), as Delegacias da Mulher e outros serviços do Estado.

– O NEAP tem o objetivo de auxiliar a mulher a romper com esse tipo de violência. É importante sinalizar que a segunda maior violência contra a mulher no Brasil é a psicológica. A cidade do Rio está sendo pioneira nesse tipo de atendimento, de forma gratuita, para que ela consiga sair dessa situação, e que nós possamos ajudá-las a reconquistar suas vidas. Atender essas mulheres é um instrumento fundamental para garantir suas vidas e sonhos – disse a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

No último ano, o Rio de Janeiro registrou um caso de violência contra as mulheres a cada 24 horas, representando um aumento de 18%. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), na cidade do Rio a violência psicológica foi a segunda mais registrada entre os tipos de violência doméstica, em 2020, com 30,1% das queixas, ficando atrás apenas da violência física, com 34,4%.

O NEAP vai funcionar de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, de 9h às 16h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio.

Serviço

NEAP Chiquinha Gonzaga

Rua Benedito Hipólito nº 125, Centro

Funcionamento: de segunda à sexta de 9h às 16h

E-mail: neapchiquinhagonzaga@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s