Projeto Qualifica Rio forma 230 alunos, prontos para o mercado de trabalho

Alunos recebem diplomas de conclusão de curso profissionalizante. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, participou nesta sexta-feira (13/03) da formatura do Projeto Qualifica Rio, que oferece cursos, prioritariamente, para quem está em situação de vulnerabilidade social ou vive em áreas de reassentamento popular. Durante a cerimônia na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, 230 alunos receberam diplomas de camareira/arrumador, garçom/garçonete, manipulador de alimentos e assistente administrativo.

– Dizem que quem planta, colhe. Vocês plantaram, agora colham os bons frutos do que aprenderam. É um bom passo para que cada um de vocês se aprimore na profissão que escolheu. Boa sorte a todos – afirmou o prefeito, ao lado da primeira dama, Sylvia Jane, que prestigiou a formatura e recebeu cumprimentos por ser uma das apoiadoras do projeto.

Estudantes da Camerata de Choro Orsina da Fonseca, da escola municipal de mesmo nome, se apresentaram durante a solenidade, no Teatro de Câmara.

 Mais um aluno do Projeto Qualifica Rio pronto para o mercado de trabalho. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Mais um aluno do Projeto Qualifica Rio pronto para o mercado de trabalho. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Alunos em festa com novas perspectivas de vida

Daniel Azevedo, de 20 anos, disse que descobriu, durante o curso, seu dom para exercer o trabalho de garçom.

– Foram quatro meses de muito aprendizado. Estou preparado para trabalhar em qualquer rede hoteleira – garantiu Daniel, que mora em uma comunidade da Penha, na Zona Norte, onde, segundo ele, nunca tinha tido uma oportunidade de fazer um curso profissional.

Já Marcela de Oliveira Moraes, de 29 anos, que obteve o diploma de camareira, vê na nova profissão uma grande chance de mudar de vida.

– O máximo que já consegui de vaga no mercado foi de caixa de supermercado. Não desmerecendo essa função, mas sei que posso ser uma camareira bem requisitada. Há sempre ofertas para essa função em hotéis do Rio – ressaltou.

Quem oferece as aulas?

As aulas foram oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As turmas começaram no fim de outubro do ano passado e beneficiou pessoas a partir de 18 anos, em acompanhamento social pelas equipes da pasta.

O Qualifica Rio ofereceu material didático e pedagógico, auxilio transporte e lanche para 270 alunos. As aulas foram realizadas nas áreas de quatro Coordenadorias de Assistência Social e Direitos Humanos (CASDH), atendendo a moradores de localidades como Barreira do Vasco, Vila Arará, Vila Joaniza, Furquim Mendes, Brás de Pina, Vila Cruzeiro, Parque Oswaldo Cruz, Vila São Jorge e Inhoaíba.

 Há outros parceiros?

Os cursos também contaram com a parceria dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria Municipal de Habitação, Instituto Geração da Hora, Escola Municipal Suíça (Secretaria Municipal de Educação), Centro de Artes Calouste Gulbenkian (Secretaria Municipal de Cultura), Paróquia São Miguel Arcanjo (Mitra), Igreja Assembleia de Deus da Vila Joaniza, Associação de Moradores Furquim Mendes e Escola de Talentos.

Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju ressaltou a importância do Qualifica Rio para a população:

– Oferecer qualificação profissional para que pessoas possam entrar no mercado formal de trabalho é gratificante. Garçom, camareiro, assistente administrativo e muitos outros profissionais estão prontos para o mercado, e tudo isso de uma forma totalmente gratuita.

 Alunos fazem oração para agradecer a oportunidade de participar do Projeto Qualifica Rio. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Alunos agradecem a oportunidade de participar do Projeto Qualifica Rio. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Fonte: prefeitura

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s