TEM EDUCADOR NA FOLIA!!
Professor da rede CEJA e tutor de polo Cederj se destacam o carnaval como espaço de educação, cultura e transformação social
O professor de Física Edilson Reis de Souza Júnior, mais conhecido como Xunei, docente do CEJA Mesquita e do CEJA Belford Roxo, e o tutor do Consórcio Cederj Lucas Barros, mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Duque de Caxias, têm trajetórias marcadas pela vivência no carnaval e pela valorização do samba como espaço formativo.

Edilson iniciou seu caminho na Beija-Flor de Nilópolis em 1998, desfilando em ala. Movido pela paixão pela música, decidiu aprender a tocar tamborim para participar de blocos da Zona Sul do Rio de Janeiro, especialmente o tradicional Monobloco. Como ritmista, integrou a bateria da Beija-Flor sob a direção dos mestres Paulinho e Plínio. Entre 2012 e 2013, recebeu do Mestre Rodney o convite para assumir o cargo de Diretor de Bateria da escola, com a aprovação do saudoso Mestre Laíla. Desde então, exerce a função, contribuindo para a excelência e o reconhecimento da agremiação no carnaval carioca, conciliando sua atuação artística com o ensino de Física nos CEJAs de Mesquita e Belford Roxo.
Já Lucas Barros desenvolve pesquisa acadêmica que tem o carnaval como eixo central, com foco na Escola Mirim da Acadêmicos do Grande Rio. Desfilante nas escolas de samba Grande Rio e Portela, integra a Grande Rio há três anos. Sua vivência prática no universo do samba antecede o ingresso no mestrado e foi determinante para a construção de seu projeto de pesquisa, que relaciona educação, cultura e formação social a partir da experiência das escolas mirins. Além da atuação acadêmica, Lucas também é tutor das disciplinas Linguística I, Literatura Brasileira II e Literatura Brasileira IV no polo CEDERJ de Nova Iguaçu.
As trajetórias evidenciam o carnaval como espaço legítimo de produção de conhecimento, identidade e formação cultural, reafirmando o diálogo entre educação, ciência e cultura no estado do Rio de Janeiro.