Mangueira realiza tradicional entrega das fantasias das crianças com festa no barracão

RIO DE JANEIRO – A Estação Primeira de Mangueira entregou nesta terça-feira (10/2) as fantasias das crianças que vão representar a escola na Avenida no próximo Carnaval. Como já é tradição na gestão da presidente Guanayra Firmino, o momento foi marcado por uma grande festa, com brincadeiras e comidas para os pequenos.

“Eles já esperam por esse momento durante todo o ano”, diz a presidente. “São crianças mas defendem o nosso pavilhão com um amor de gente grande que, não raro, aprendem em casa através de muitas gerações. Muitos deles aqui se educam, crescem e permanecem”, conclui.

A Mangueira tem uma longa tradição de manter uma Ala das Crianças na agremiação. Levadas por mães, tias, avós, parentes diversos, elas praticamente desde sempre estiveram incluídas no carnaval da Verde e Rosa. Relatos de meninos e meninas que, com medo da polícia ou da fiscalização, escondiam-se debaixo da saia de antigas baianas, são ainda hoje extremamente comuns entre componentes mais antigos da escola.

Fundada em 1987, a Ala das Crianças é um dos muitos legados que Dona Neuma deixou para a Verde e Rosa. A Ala das Crianças deixou de desfilar na escola no final da década de 2010, por conta de medidas judiciais que inviabilizaram sua presença nos desfiles. Mas o retorno aconteceu a partir do desfile de 2022.

​Sobre a Estação Primeira de Mangueira:

​O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 97 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)


Deixe um comentário