Brasileira faz história no Carnaval europeu e transforma o samba em empreendedorismo cultural fora do país


Natural da cidade de Santos, Liani Devito é passista do Salgueiro e leva o carnaval do Rio de Janeiro para o mundo. Professora universitária, ela criou uma escola de samba em Londres e forma novas gerações de sambistas

Artista, educadora e empreendedora cultural, Liani Devito é hoje um dos principais nomes da difusão do samba brasileiro na Europa. Nascida em Santos e radicada em Londres há mais de uma década, ela vem construindo uma trajetória inédita ao transformar o samba em movimento cultural, projeto educacional e negócio criativo, impactando diretamente a forma como o Carnaval brasileiro é vivido fora do país.

Professora residente do icônico Pineapple Dance Studios desde 2021 e passista dos Acadêmicos do Salgueiro desde 2022, Liani está no Brasil para rever a família e participar dos ensaios da vermelha e branca.
Natural de Santos (SP), Liani iniciou sua trajetória na dança ainda na adolescência, passando por capoeira, patinação artística, jazz e dança de salão. A conexão com a cultura afro-brasileira sempre esteve no centro de sua formação. “Samba, para mim, é mais do que dança. É identidade, ancestralidade, cuidado com o corpo e com a mente. É comunidade e força”, afirma ela que, por conta da paixão pelo carnaval, fundou o projeto Samba de Rainha, empoderando e ensinando mulheres o ritmo que contagia brasileiros e estrangeiros.

Vivendo em Londres desde 2010, Liani passou a conciliar a dança com a vida acadêmica. Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado em Biomedicina e PhD em Terapia Celular e Genética, ela é Professora Universitária (Senior Lecturer) na área de Ciências Biológicas e após 05 anos atuando na Paraíso School of Samba, uma das mais conceituadas agremiações do Carnaval de Notting Hill, decidiu fundar o GREs império da Rainha em 2024. A escola, primeira do Reino Unido a ser presidida por uma mulher, consagrou-se campeã da disputa com apenas dois anos de existência.

“O samba é parte importantíssima da minha vida e o carnaval representa e mantém a minha conexão com a minha cultura, com o meu país. Estive com a Paraíso de 2018 a 2023 e, nesse período, fui rainha de bateria, professora de samba, destaque de chão e líder de ala. Nesses últimos seis anos, formei muitas passistas, muitas das quais hoje desfilam como musas e passistas no Carnaval do Rio ou integram grupos profissionais na Europa. Isso me dá muito orgulho”, diz a empreendedora cultural.

Deixe um comentário