O Rio WebFest 2024, maior festival de webséries do mundo, trará um olhar aprofundado sobre a força da cultura africana no cinema. No dia 30 de novembro, às 17h, o evento sediará a palestra “Estética e Filosofia Iorubá nas Telas de Nollywood (Nigéria)”, conduzida pela historiadora e pesquisadora Carolina Maíra Morais, no Estúdio Petrobras – Sala Eletroacústica, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
A palestra integra a programação da 10ª edição do festival, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. Com entrada gratuita, o evento promete conectar público, criadores e especialistas do mercado audiovisual em quatro dias repletos de palestras, oficinas, rodadas de negócios e exibições de webconteúdos. Este ano, o festival conta com patrocínio exclusivo da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Reconhecida por seu trabalho em prol da valorização da cultura afro-diaspórica, Carolina Maíra Morais é cofundadora da plataforma The Africa Pride e especialista na representação das narrativas africanas. Durante a palestra, ela abordará como Nollywood, segunda maior indústria cinematográfica do mundo em volume de produções, reflete os valores e a filosofia iorubá, conectando tradição e modernidade.
O Rio WebFest 2024 celebrará uma década de existência, consolidando-se como referência global em novos formatos de conteúdos digitais, incluindo webséries, podcasts e videoclipes. Além das palestras e exibições, o festival premiará produções em 78 categorias, com troféus exclusivos, prêmios em dinheiro e chancelas internacionais.
Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento: http://www.riowebfest.net.