A Liga RJ, responsável pelos desfiles da Série Ouro carioca, promoveu no Espaço Kobra durante o G20 Social o painel “Carnaval e mudanças climáticas:impactos e soluções”, mediada por seu diretor de sustentabilidade, Diego Carbonell, com a presença do presidente da Liga RJ, Hugo Júnior, Claudia Raybolt, chefe de gabinete SECERJ,Narely Nicolau, gerente de riscos de energia Austral Seguradora e o CEO da Print9 Tintas Especiais, Marcos Jesus.
No Brasil, o Carnaval é uma festa de cores vibrantes, onde a criatividade e a alegria se manifestam em cada desfile. Contudo, essa exuberância muitas vezes vem acompanhada de desafios ambientais, como o desperdício de materiais e agressao ao maio ambiente através do uso de materiais não sustentáveis. A Print9, com sua experiência em tintas especiais, se destaca ao oferecer soluções que não apenas embelezam, mas também respeitam o meio ambiente. A proposta de integrar a sustentabilidade ao Carnaval é uma iniciativa que transforma a forma como percebemos essa festa, mostrando ser possível celebrar de maneira responsável.

A participação da Print9 Tintas Especiais é um exemplo notável de como a indústria pode se unir a iniciativas globais em prol da preservação do meio ambiente. O Carnaval, uma das maiores expressões culturais do Brasil, pode, e deve, ser aliado a práticas sustentáveis que respeitem a natureza e promovam a conscientização ambiental.
Durante o painel, especialistas e representantes do setor criativo discutiram a importância de inovações que minimizem impactos ambientais, em face da preservação do Planeta. A Print9 apresentou suas tintas ecológicas, feitas a partir de matérias-primas a base de água, sustentáveis, não inflamáveis, atoxicas, baixíssimo VOC, ou seja, sem solventes orgânicos em sua composição, reduzindo a emissão de
Componentes voláteis orgânicos na atmosfera, além de serem biodegradáveis.
A consequência é a redução da pegada ambiental no Carnaval, mas sem
Que haja perda no resultado visual das obras com suas cores vibrantes, intensas e de pinturas resistentes, apontando para um futuro mais consciente e sustentável.
É importante destacar que os participantes deste e outros painéis do G20 podem submeter relatório com sugestões e recomendações que serão encaminhadas para o governo brasileiro.