TvZero conquista 10 troféus na premiação do Festival do Rio 2024

Por : Aline Fernandes

Três décadas de trajetória, a produtora TvZero marcou presença de forma significativa na Première Brasil, com quatro filmes em competição. Sob a liderança de Roberto Berliner, Leo Ribeiro e Sabrina Garcia, a equipe comemorou a conquista de oito prêmios na edição de 2024 do Festival do Rio. No total, os filmes da TvZero receberam 10 troféus, sendo que em duas categorias houve mais de um vencedor. Além disso, os filmes premiados também integram a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre entre 17 e 30 de outubro.

O longa Malu, uma coprodução da TvZero com a Bubbles Project, dirigido por Pedro Freire, destacou-se ao vencer em quatro categorias: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Yara Novaes) e Melhor Atriz Coadjuvante, premiando Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha. O filme Kasa Branca, também da TvZero, em parceria com Sobretudo, Tacacá, Cavídeo e Dualto, garantiu o troféu de Melhor Diretor de Ficção para Luciano Vidigal, além de ter sido reconhecido com prêmios de Melhor Fotografia (Arthur Sherman), Melhor Ator Coadjuvante (Diego Francisco) e Melhor Trilha Sonora Original, composta por Fernando Aranha e Guga Bruno. Este último prêmio foi compartilhado com o documentário Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar, outra produção da TvZero.

“Estamos muito felizes com o resultado de nossas produções no Festival do Rio, um dos eventos mais importantes do cinema brasileiro. Este reconhecimento é ainda mais especial neste ano, em que a TvZero celebra 30 anos de atuação. Os filmes indicados refletem as histórias que queremos contar e o nosso compromisso com temas relevantes para a sociedade”, afirmou Roberto Berliner, fundador da TvZero e produtor dos três filmes premiados.

A cerimônia de premiação ocorreu no encerramento do Festival do Rio 2024. No total, 51 filmes participaram da competição oficial nas categorias Première Brasil e Novos Rumos. Nesta edição, o festival ampliou o número de categorias, incluindo Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, com o objetivo de valorizar ainda mais os aspectos técnicos e artísticos das produções nacionais.

A seguir, estão listadas as datas e horários de exibição dos filmes da TvZero na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:

Malu

Exibições:

• 17/10, às 21h30, no Espaço Augusta – Sala 2

• 23/10, às 15h15, no Cinesystem Frei Caneca 2

Sinopse: O filme narra a trajetória de Malu, uma mulher de meia idade em crise existencial, lidando com a relação conturbada com sua mãe e sua filha adulta. Uma história de busca por autoconhecimento e reconciliação.

Kasa Branca

Exibições:

• 24/10, às 21h45, no Espaço Augusta – Sala 1

• 29/10, às 13h30, no Espaço Augusta – Anexo 4

Sinopse: O longa acompanha Dé, Adrianim e Martins, três adolescentes da periferia carioca, enquanto tentam aproveitar os últimos momentos de vida da avó de Dé, que está em fase terminal de Alzheimer.

Quando Vira a Esquina

Exibições:

• 20/10, às 22h, no Cinesystem Frei Caneca 2

• 27/10, às 13h, no Reserva Cultural – Sala 1

Sinopse: O documentário apresenta as histórias de profissionais do sexo da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro, trazendo à tona vozes e narrativas muitas vezes ignoradas pela sociedade.

Sobre a TvZero

Fundada no Rio de Janeiro, a TvZero é uma produtora audiovisual que aposta em histórias de relevância social e cultural, combinando inovação estética e técnica com a busca por impacto artístico e comercial. Ao longo de seus 30 anos de história, a produtora lançou cerca de 40 longas-metragens, vistos por milhões de espectadores e exibidos em festivais internacionais de prestígio. Entre seus filmes premiados estão Benzinho (2018), Gabriel e a Montanha (2017) e Nise – O Coração da Loucura (2016). Na televisão, destacam-se produções como a série #MeChamaDeBruna, coproduzida com a FOX Premium e vendida para diversos países, e Eu Sou Assim, indicada ao Emmy Internacional em 2018.

Deixe um comentário