Salgueiro escolhe samba-enredo campeão para o Carnaval 2025 com celebração emocionante

Na madrugada do dia 12 de outubro, o Salgueiro definiu o samba-enredo que embalará seu desfile na Marquês de Sapucaí em 2025. O evento, realizado na sexta-feira (11), culminou com a vitória da parceria liderada por Xande de Pilares, ao lado de Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jeferson Oliveira, Jassa e W. Correa. O samba, que leva o título de “De Corpo Fechado”, promete ser o coração do desfile da agremiação no próximo Carnaval.

A noite começou com um espetáculo artístico comandado por Carlinhos Salgueiro e coreografado por Paulo Pinna, envolvendo mais de 40 artistas. Entre as atrações, estavam a Comissão de Frente, a Cia de Dança Maculelê, passistas e os três casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que encantaram o público com uma apresentação dividida em duas partes: uma dedicada ao novo enredo e outra homenageando sambas icônicos da história do Salgueiro.

Um dos pontos altos do evento foi a presença de Viviane Araújo, Rainha da Bateria Furiosa, que acompanhou de perto os mestres de bateria, Guilherme e Gustavo. Com arranjos inéditos preparados por Alemão do Cavaco, a apresentação trouxe à tona elementos que simbolizam o enredo, como referências ao cangaço e às religiões afro-brasileiras.

Para a grande final, Alemão do Cavaco inovou nos arranjos musicais, utilizando a harmonia dos diretores de bateria e a estrutura do carro de som do Salgueiro. “Desenvolvi arranjos únicos, citando cada tema do enredo — o cangaço, a umbanda, a cultura indígena, o alujá, o candomblé. Toda a trilha sonora foi inspirada nesses elementos. Além disso, fizemos pré-arranjos para sambas antológicos,” detalhou o músico.

O evento contou com a presença de personalidades do samba e da televisão, como Cacau Protássio e Carla Cristina Cardoso, convidadas pelo presidente André Vaz e por Leandro dos Santos. A festa também teve apresentações de Marcelo Motta e Fred Camacho, e o anúncio do samba campeão ocorreu por volta das 6h, levando a comemorações nas ruas da Silva Teles.

A parceria vencedora levou para casa um troféu em forma de figa de madeira, símbolo tradicional do Salgueiro, além de um prêmio de R$100 mil. As demais finalistas foram premiadas com R$50 mil cada.

Deixe um comentário