Ação social marca o aniversário de 96 anos da Mangueira

Diversas atividades de saúde, beleza, cultura e também de cidadania estarão disponíveis de forma gratuita no Palácio do Samba

RIO DE JANEIRO – A Estação Primeira de Mangueira está cada vez mais próxima de completar o seu centenário. E para comemorar seus 96 anos, além das atividades já tradicionais em sua quadra e de rodas de samba, a comunidade mangueirense terá à sua disposição inúmeras atividades sociais que vão desde orientações sobre documentos e questões relacionadas à saúde até serviços de beleza. Ninguém vai ficar de fora. A ação social vai ocorrer na próxima sexta-feira (26/4) das 9 às 15h e a programação completa está disponível abaixo e no site da escola.

E a festa continua durante todo o final de semana. No sábado (27/4) o Samba de Volta chega pela primeira vez à quadra da Estação Primeira para homenagear a dona da casa a partir das 18h. Tocando há três anos no centro da cidade, pedem licença para prestar uma homenagem à Mangueira e aos seus sambistas, fazendo o que tem como principal bandeira: cantar, reverenciar e viver o samba. 

No domingo (28/4), a programação se inicia bem cedo. Uma queima de fogos, a execução do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira, um café da manhã na quadra, uma apresentação de ginástica rítmica e da Mangueira do Amanhã será seguida do tradicional parabéns, de um almoço festivo e de uma inédita roda de samba fazem parte da agenda. Promovida como uma parceria de sua vice-presidência Cultural e da Ala dos Compositores, a Roda de Samba Cultural quer chegar para ficar e para enaltecer os compositores da escola todos os meses.

Serviço:

Ação social 

Data: 26/4/2024

Local: Palácio do Samba 

Horário: das 9 às 15h

Apoios:

Óticas Diniz Tijuca – triagem para crianças com idade em alfabetização 

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro – balcão de empregos 

Secretaria Municipal de Educação – distribuição de absorventes

Central do Idoso – ajuda jurídica sobre aposentadoria e Loas

Fundação Leão XIII – isenção de taxa para retirada de documentos 

Clínica de Saúde da Família Dona Zica – vacinação 

ONG África- aferição de pressão e glicose

Barbeiros – cortes masculinos

Faetec – design de sobrancelhas; 50 cortes de cabelo com hidratação a frio (sem secagem); depilação

Curso de Mega hair para dez mulheres 

Defensoria Pública: consultoria jurídica 

Museu da Vida Fiocruz – Ciência móvel: atividade o mosquito aedes egypt 

Museu de Astronomia e Ciências Afins – Planetário vai à escola

Vila Olímpica da Mangueira- recreação para as crianças.

Exibição Filme – Enredos da Liberdade – O grito do samba pela democracia.

Clínica de Saúde da Família Dona Zica e CAP 1.0 –  preventivo; teste de clamídia; dicas sobre alimentação saudável; tuberculose – orientações e captação; tabagismo; auriculoterapia; massoterapia; saúde do homem; câncer de próstata e orientações gerais sobre saúde do homem; teste rápido (ISTS).

CRAS Adalberto Ismael – Atendimento social para consulta dos benefícios bloqueados do Bolsa Família; Orientações para uagendamento de Cadastro Único; Divulgação e inscrição do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (S.C.F.V), para todas faixas etárias. 

Sebrae – orientações sobre MEI e micro empresas.

Sobre a Estação Primeira de Mangueira:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (ou simplesmente Estação Primeira de Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro conhecida e admirada em todo o planeta. A agremiação, que tem nas suas cores (verde e rosa) uma de suas marcas registradas, acumula 95 anos de glórias e de histórias e é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Seus símbolos, o surdo, a coroa, os ramos de louros e as estrelas podem ser vistos na bandeira da escola. Tornou-se um celeiro de bambas que despontou e inspirou lindas obras decantadas em todo o mundo. Foi fundada em 1928, no Morro da Mangueira, pelos sambistas Carlos Cachaça, Cartola, Zé Espinguela, Tia Fé, Tia Tomásia, entre outros. Sua quadra está sediada no bairro do mesmo nome. Detém vinte títulos do carnaval. Atualmente, é presidida por Guanayra Firmino, primeira mulher eleita presidente da Mangueira. (https://mangueira.com.br/)

Deixe um comentário