União do Parque Acari revelou detalhes do seu enredo “ILÊ AIYÊ: 50 Anos de Luta e Resistência” no desfile, preparado e Desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine, o enredo destaca a história de luta e resistência do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, fundado em 1974, nas ladeiras do Curuzu, em Salvador, Bahia. A agremiação visa promover a representatividade negra, combater o racismo e divulgar as riquezas culturais africanas através da arte, música e dança.
Leozinho Nunes assumiu como o novo intérprete da União do Parque Acari, ao lado de Tainara Martins. A dupla passou toda energia e talento abrilhantando a estreia da escola na Marquês de Sapucaí em 2024.
A bateria da União do Parque Acari brilhou de forma notável, com destaque para bossas bem elaboradas e um ritmo incrivelmente swingado. Os mestres Erik e Daniel impressionaram em sua estreia.
Vinicius Jesus e Elaine Ribeiro, o casal da União do Parque Acari, desfilaram pela Avenida com Notável Elegância, exibindo segurança e graciosidade na Sapucaí. O par mostrou sincronia e talento, contribuindo para uma apresentação marcante da agremiação
Império da Tijuca encantou a Sapucaí ao trazer a história de Lia de Itamaracá como enredo, celebrando a rica cultura e tradições dessa icônica figura para o público.
Lia de Itamaracá, desde a infância, envolve-se nas cirandas da Ilha de Itamaracá, ascendendo para se tornar a mais renomada cirandeira do Brasil. Em reconhecimento, foi nomeada Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2005 e recebeu, em 2019, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, destacando seus notáveis serviços à cultura popular brasileira. Lia veio no carro saudando o público.
O diretor de Carnaval, Luã Teles, anunciou ajustes no samba visando facilitar a execução pelos componentes e a integração com o enredo. Destacou a satisfação com o resultado da disputa de 2024, expressando confiança de que a comunidade do Império da Tijuca que se destacou no canto forte ao entrar naSapucaí com o samba escolhido.
A Marquês de Sapucaí foi envolvida por um espetáculo de cores, ritmo e emoção durante o desfile. da Império da Tijuca, segunda escola ase apresentar na noite, trouxe sua energia marcante para a Sapucaí. Durante o desfile, um dos carros teve um princípio de incêndio controlado pelo corpo de bombeiros.
Laynara Telles, a carismática rainha de bateria, brilhou no desfile oficial da Império da Tijuca, expressando não apenas beleza e talento no samba, mas também liderança e elegância. A agremiação, fundada em 1940, resgata um legado histórico marcante, representado por símbolos como a coroa e elementos emblemáticos como fumo e café. O ensaio técnico, que contou com a presença entusiasmada dos torcedores, transformou a passagem da escola em uma verdadeira celebração. O intérprete Daniel Silva, no comando do carro de som desde 2018, contagiou a avenida com o samba de 2024, envolvendo o público e os desafilantes.
No Carnaval 2024, a tricolor da Zona Norte, em seu décimo ano com o trio de carnavalescos Alexandre Costa, Marcus do Val e Lino adentrou a Marquês de Sapucaí com o enredo “Sons e Ritmos da Capital da Encantaria”. A agremiação levou o público a uma viagem musical, explorando a riqueza sonora da encantadora.
A Acadêmicos do Vigário Geral escolheu o dia 30 de junho para anunciar seu enredo, uma celebração alinhada às festividades do dia de São Marçal em São Luís do Maranhão, padroeiro da cidade da encantaria.
O enredo da Acadêmicos do Vigário Geral para o Carnaval 2024 será uma narrativa envolvente sobre as tradicionais festas da cidade de São Luís do Maranhão e seus ritmos contagiantes. A escola iniciou seu desfile proporcionando ao público um mergulho na rica cultura ludovicense, explorando desde sua formação étnica até os vibrantes ritmos contemporâneos. A Escola percorreu em seu desfile festas populares, de cristã até as pagãs, apresentando em cores vivas as manifestações tradicionais e celebrando um verdadeiro passeio pelos tambores e fitas da capital da encantaria.
Marcus do Val expressa sua emoção ao falar sobre a decisão de abordar o Maranhão como enredo da Acadêmicos do Vigário Geral. Destacando a riqueza da cidade em todas as suas formas, ele enfatiza a exploração dos ritmos e sons característicos. Marcus do Val afirma com confiança que o enredo será mais uma apresentação envolvente e marcante que a Vigário Geral levará para a Marquês de Sapucaí.
A bateria “Swing Puro” da Acadêmicos do Vigário Geral, sob o comando do mestre Luygui, destaca-se ao escolher um ritmo diretamente vinculado ao enredo da escola. As bossas da bateria aproveitam a pressão gerada pelas marcantes batidas, apresentando uma musicalidade profunda e envolvente.
A Inocentes de Belford Roxo iniciou seu desfile com o enredo “Debret pintou, camelô gritou: ‘compre 2 leve 3!’ Tudo para agradar o freguês”, desenvolvido pelos carnavalescos Marco Antônio Falleiros e Cristiano Bara. A agremiação buscou destacar a relevância dos camelôs na história e na vida brasileira, desde a colonização, quando foram retratados nas pinturas de Jean-Baptiste Debret, até a expansão do comércio ambulante em todo o país, contribuindo para o crescimento da nação.
A Inocentes de Belford Roxo enfrentou um desafio significativo a menos de 100 dias para o carnaval após ser despejada de seu ateliê, a agremiação ficou sem local para ensaiar por um período.
Em 2024, a Estácio de Sá traz para avenida o enredo “Chão de devoção: Orgulho ancestral”, uma criação do carnavalesco Marcus Paulo. A escola foi a 5ª a desfilar. Com esse tema envolvente, a Estácio almeja um retorno ao Grupo Especial carioca.
Marcus Paulo destaca o significativo presente que a Estácio de Sá oferece ao abordar seu enredo para o Carnaval 2024. A escola entrou na avenida com uma narrativa que homenageou o povo preto, ressaltando sua contribuição na disseminação da cultura e na transformação da diáspora africana em solo brasileiro. A arte, religião e dança foram apresentados como elementos iluminados, dando destaque aos heróis e heroínas desse contexto.
Ariadne Lax, renomada coreógrafa da Comissão de Frente da Estácio de Sá, liderou o ensaio da escola com seu grupo de bailarinos, que receberam elogios pelo excelente desempenho no desfile. O carro abre alas da escola teve uma falha na avenida causando espaço, o que pode acarretar perda de pontos.
A bateria “Medalha de Ouro”, sob a liderança do Mestre Chuvisco, mais uma vez exibiu excelência em suas bossas e paradinhas durante o desfile.
A Rainha Nathalia Lino, em seu segundo ano como soberana, marcou presença de forma marcante, complementando a performance vibrante da bateria da Estácio de Sá.
O samba-enredo, uma colaboração de 14 compositores, incluindo nomes como Júlio Alves, Diego Nicolau e Claudio Russo, ganhou vida nas vozes dos intérpretes Alessandro Tiganá e Charles Silva, envolvendo o público com sua melodia cativante durante o desfile da Estácio de Sá.
A União de Maricá iniciou seu desfile com o enredo “O Esperançar do Poeta”. Com autoria dos carnavalescos André Rodrigues, Igor Trindade, João Vitor Silveira e Kamila Maria, membros da equipe de pesquisa e desenvolvimento, a escola presta uma grande homenagem aos compositores que transformam vidas por meio de seus versos e melodias. A estreante na Sapucaí em 2024 contou com o apoio da Prefeitura de Maricá para idealização do seu desfile. Com fantasias muito bem elaboradas e com acabamento excelente, Maricá veio para ficar, a escola estava rica em detalhes. Os carros da agremiação muito bem acabados, vindo para brigar pelo título, foi uma das melhores escolas da noite.
Rayane Dumont escolhida como rainha de bateria da União de Maricá, Sua conexão com a comunidade e sua paixão pelo samba são admiráveis. Moradora local, iniciou sua trajetória no samba em 2018 e, desde então, além de reinar à frente da Maricadência, destaca-se como passista do Salgueiro.
Em entrevista, a sambista expressou sua animação e a responsabilidade de representar a União de Maricá: “Dei meu primeiro passo como passista e me tornei rainha de bateria aqui. Sendo filha deste chão, minha responsabilidade aumenta. Agradeço à escola e à comunidade por acreditarem em mim. É uma honra ser a candidata da União de Maricá à Corte do Carnaval 2024. É o momento de vivermos este sonho juntos”, afirmou Rayane.
Outra personalidade que passou na passarela neste desfile oficial foi a ex-Globeleza, Valeria Valenssa.
Valeria, ao expressar sua visão sobre o enredo, destaca a fantástica narrativa de Maricá, convocando o mundo a sonhar, ter esperança e fé. Como filha de Maricá, ela compartilha um carinho especial pela cidade, onde seus pais residem. Valeria prevê uma representação brilhante do povo maricaense pela agremiação, elogiando a maturidade e estrutura da jovem União de Maricá. Sua conexão pessoal e otimismo em relação à agremiação prometem uma participação marcante no Carnaval.
A Acadêmicos de Niterói desfila com o enredo para o Carnaval de 2024: “A escola voará em um céu de fitas, será liberdade em corpo de pipa e levará estandartes em nome da fé exaltando a cultura popular da Festa de Catopês, de Montes Claros, Minas Gerais”.. O enredo autoral, intitulado “Catopês – Um céu de fitas”, é obra do carnavalesco Tiago Martins.
A bateria da Acadêmicos de Niterói, liderada pelo experiente mestre Demétrius, se destacou no desfile, exibindo a sólida “Cadência Niterói”. A apresentação evidenciou o excelente ritmo da percussão da escola.
Outra Novidade é que Jorge Amarelloh assumirá o posto de rei da bateria da Acadêmicos de Niterói no Carnaval de 2024. Reconhecido internacionalmente, com experiência em mais de 18 países e 40 cidades, Amarelloh é o mais recente integrante da azul e branca da cidade. Iniciando sua trajetória no ballet clássico e contemporâneo, ele, aos 15 anos, aprimorou-se na dança em Los Angeles, Califórnia, através de um intercâmbio.
Com passagens por diversas escolas, incluindo União da Ilha, São Clemente, Santa Cruz, e direção da ala de passistas da Alegria da Zona Sul, Jorge também é coreógrafo da comissão de frente do Engenho da Rainha, atualmente pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, coordena a ala de passistas masculinos na Tuiuti, em parceria com Alex Coutinho, e é responsável pela parte coreográfica da escola. Sua experiência e versatilidade prometem enriquecer a performance da “Cadência de Niterói”.
A Unidos da Ponte leva para a avenida o enredo “Tendendém – O axé do epô pupá”. O tema, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Esteves, narra a saga do dendê desde sua origem mítica em terras africanas até sua chegada ao Brasil por meio da diáspora. A agremiação foi a oitava escola a desfilar.
Siga nosso Instagram @portalsambacariocaa e acompanhe as novidades da Sapucaí carnaval 2024. Até o final dessa edição postaremos fotos maravilhosas do carnaval 2024.






