Maior encontro nacional de passistas acontece no próximo domingo no Parque Madureira

Ação é promovida por Milton Cunha em parceria com a Associação de Passistas do Samba no Pé do Brasil e a Prefeitura do Rio de Janeiro

No domingo, dia 08 de janeiro, os passistas de todo país têm um encontro marcado: a partir das 17 horas, acontecerá no Parque Madureira Mestre Monarco, o II Encontro Nacional de Passistas e a IV edição do Baile de Passistas. O evento é idealizado e apresentado pelo comentarista de carnaval, pós-doutor em Narrativas de Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Milton Cunha.

Como tradicionalmente acontece, desde 2017, ano em que surgiu o baile, um personagem é homenageado anualmente. O escolhido para 2023 será o grande baluarte, Arandi Cardoso dos Santos, o Careca. Careca fundou a Império do Futuro, primeira escola de samba mirim. Pioneiro em muitas frentes, também criou os passos nas alas, o que foi inovação nos desfiles e fez a mais longa turnê no exterior de um grupo de passistas, nos anos 60. E, ressaltando esse reconhecimento do passista como profissional, criou a Associação de Passistas do Rio de Janeiro em 1997, com Ciro do Agogô.

Como não poderia deixar de ser, o evento é aberto ao público e terá transmissão on-line pela Fita Amarela. Serão 57 alas de passistas das Escolas de Samba de todos os grupos, que apresentarão toda a criatividade na passarela criada exclusivamente  para o evento. A participação da Corte Sênior (rei, rainha, príncipe e princesa com mais de 60 anos), das Alas Plus e da passista com nanismo, que desconstroem os arquétipos de que há um corpo ideal para ser passista, colaborando com a inclusão nas alas espalhadas pelo Brasil, estão confirmadas.

– É uma satisfação ver se consolidar no calendário 2023 de nossa cidade,  o IV Baile de Passistas e o II Encontro Nacional da APASB. O palco do Parque Madureira Mestre Monarco é um espaço legítimo para receber os passistas, ainda mais quando o homenageado é uma grande figura como a do famoso imperiano raíz, Careca. Saúde a todas as agremiações participantes. Parabéns pelo talento e gingado dos seus artistas – declara entusiasmado o prefeito Eduardo Paes.

O Baile não é competitivo, nem comparativo. Nesta edição, será ainda mais histórico e com elevada importância cultural. O baile terá patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é franca.

SERVIÇO:
ll ENCONTRO NACIONAL DA APASB (Associação dos Passistas de Samba do Brasil – Ciro do Agogô) e lV BAILE DOS PASSISTAS DO CARNAVAL BRASILEIRO
Data: 08/01/2023
Horário: 17h
Local: Parque Madureira Mestre Monarco
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira – Rio de Janeiro – RJ

Entrada Franca

Classificação Livre

Fotos: Créditos nas imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s