A Roda de Samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe André Lara, neto de Dona  Ivone , as cantoras Marina Iris , Fabiola do grupo Awurê e a matriarca Tia Surica

Hoje patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, a Feira das Yabás completa 14 anos neste mês de maio.  Uma cena cultural criada pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também buscou reinventar a viagem diária de Paulo Portela –  transformada no Trem do Samba – e idealizou a tradicional Feijoada da Família Portelense junto à Velha Guarda da Portela. Sempre vislumbrando novas formas de difundir sua arte, Marquinhos dessa vez recria na Praça Paulo da Portela os quintais das grandes matriarcas do samba, as Yabás, que alimentavam os sambistas que encantavam seus quintais com versos de samba. Hoje, na realidade, a Feira das Yabás é uma das rodas de samba mais tradicionais do país, que conseguiu extrair daquele território sagrado a magia centenária do samba, sem esquecer, é claro, de  toda culinária que permeia essa história.

Nesta edição, que se comemora o Dia das Mães, faremos homenagem à primeira convidada da Feira das Yabas: Dona Ivone Lara, a “Primeira Dama do Samba”, que traz em sua essência o significado de ser uma Yabá.

O evento acontece neste domingo(8), a partir das 13h, na Praça da Portela, em Oswaldo Cruz, e terá como convidados da Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz,o cantor  André Lara neto de Dona  Ivone , as cantoras Marina  Íris , Fabiola do grupo Awurê e a matriarca Tia Surica que encantarão com obra magnífica de Dona  Ivone Lara .

.

 
Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, realização Instituto Harmonya do Brasil, produção da MMachado Produções Culturais e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.
Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, Surica com mocotó. Neide Santana serve Angu a Baiana. Já na barraca da Jane Carla você encontra Chouriço e Torresmo. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca. Bobó de camarão é o prato da barraca da Jussara e na barraca da Selma Candeia, filha do sambista Candeia, a gostosura é abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já a barraca da Tia Edith oferece macarrão com carne assada. Vera Caju encanta com o seu cozido. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira arrasa com seu famoso jiló frito. A barraca da Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene a feijoada. Na barraca da Sueli a pedida é Vaca atolada e Carne seca com aipim. A sobremesa é na barraca da Vera de Jesus

Serviço:
 
Quando: Domingo, 8 de maio de 2022. Aniversário de 14 anos da Feira das Yabás. Homenagem a Dona Ivone Lara e ao Dia das Mães.

Hora: a partir das 13h.
Local: Praça Paulo da Portela – Estrada do Portela – Oswaldo Cruz
Evento gratuito.
Mais informações: 21 – 97036-4543
Classificação: Livre
Assessoria de imprensa: Enildo Viola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s