Por: Gabriela Silva e Diogo Bomfim
O Carnaval 2022 se aproxima e as escolas estão à todo vapor nos ensaios que estão sendo realizados no Sambódromo do Rio de Janeiro. Neste sábado (9) as três agremiações das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial do Rio de Janeiro ensaiam: Unidos de Bangu, Unidos da Porto da Pedra e Unidos de Padre Miguel.
Neste ano, a Unidos do Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, na Região Metropolitana, vai homenagear Mãe Stella de Oxóssi, no carnaval de 2022, na Sapucaí.Escritora e yalorixá, ela lutou pelo respeito ao candomblé.
Mostrando que está prontinha para arrasar na Marquês de Sapucaí, a Rainha de Bateria Tati Minerato deu mais um show de samba no pé com a bateria da agremiação carioca. A modelo estava deslumbrante e esbanjando sensualidade e simpatia.
A carnavalesca Annik Salmon concedeu uma entrevista especial para Rádio Bicuda FM e Portal Samba durante suas palavras ela salientou a importância da escola trazer um enredo tão significativo.
“Foi uma escolha que veio como magia, como é esse enredo. Uma das coisas muito importantes do candomblé é a oralidade que é passado dos mais antigos para os mais novos esse conhecimento. E ela vê que isso é importante. mas ela falou: é preciso registrar. Tem uma frase dela que deu o norte do meu enredo que foi “o que não se registra o tempo leva”. Então, isso mostra que é importante a gente deixar registrado e marcado “
Annik, Carnavalesca da Porto da Pedra
Em São Gonçalo do Retiro, em Salvador, a fé de Mãe Stella de Oxóssi permanece viva até hoje. O sobrinho dela e compositor do samba, Adriano Abiodun, diz que tem uma relação de muito amor com a yalorixá. No Carnaval 2022, a Porto da Pedra se apresenta na Marquês de Sapucaí na madrugada de quinta-feira, 21 de abril, a quarta escola a desfilar, com o enredo O Caçador Que Traz Alegrias, de Annik Salmon.
A programação para o fim de semana na Sapucaí também vai contar com a típica lavagem do Sambódromo, no domingo, às 20h30, antes do ensaio técnico. Ela é realizada pelas baianas de todas as escolas anualmente, representando simbolicamente a abertura de passagem para o Carnaval. O ritual também funciona como um atrativo para boas energias.