Foto: Carol Cardezo
foto de capa: Jessica Galdino
A primeira escola a entrar na avenida para desfilar no ensaio técnico foi a Unidos da ponte, com o enredo Santa Dulce dos pobres o anjo bom da Bahia, a azul e branco emocionou o público em diversos quesitos. A imagem de Santa Dulce desfilou com a escola na avenida o que levou o público a grande euforia, Alegria e demonstração de satisfação com a agremiação. A Santa nascida no Brasil, em sua Mocidade acolhia doentes na casa dos seus pais para ajuda-los, após falecer segundo relatos tornou-se conhecida por ajudar aos pobres e necessitados realizando Milagres.
A rainha de bateria conhecida como Lili tudão Lilian Brito Desfilou à frente da bateria de mestre branco Ribeiro, levando muita Alegria já no início do desfile da agremiação. O primeiro casal de MS IPB Yuri Souza e Camila Nascimento se mostraram firmes em seu bailado, demonstrando conexão e sintonia entre o casal.
A verde e branco de Niterói desfilou ao som do intérprete pixulé e seu carro de som. Esse ano a escola exalta chica Xavier com o enredo “O amor preto cura: Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil”, nascida na Bahia chica veio morar no Rio de Janeiro, dona do próprio terreiro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Império da Tijuca fundada em 8/12/1975 dia de Nossa Senhora da Conceição padroeira da escola morro da Formiga. a última escola a desfilar levará o enredo samba de Quilombo: a resistência pela raiz, esse tema foi escolhido devido a um tributo que a escola da Tijuca deseja realizar ao Grêmio recreativo de arte negra e escola de samba Quilombo. Os componentes da agremiação pisaram firmes na avenida e mostraram toda sua garra com o canto forte a escola do morro do borel desfilou com muita alegria e descontração, brincando e cantando na avenida e principalmente mostrando para o público que é uma das fortes concorrentes ao título. Praticamente todos os componentes desfilaram com adereços nas mãos da cor da escola.
Muito emocionada laynara Telles rainha da bateria a 17 anos, revela que o sentimento que tem quando pisa na avenida, é sempre de muita emoção. A rainha mostrou que não esqueceu o samba no pé. No início do desfile o grupo Matriarcas do Samba cantou duas canções do compositor Candeia junto com Daniel o intérprete oficial da agremiação.
A escola apresentou também no desfile seu mascote oficial uma formiga, cujo nome ainda será decidido em votação popular.