Cidade do Samba se prepara para receber a abertura do Rio Carnaval 2022

Evento acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro e será uma prévia dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial que acontecem em abril

Os amantes do samba já podem se preparar para ouvir os sons da cuíca, do cavaquinho, do surdo, dos tantãs, dos tamborins e tantos outros instrumentos que, juntos, fazem o coração vibrar ao som de uma bateria de escola de samba. É que neste fim de semana, dias 26 de 27 de fevereiro, acontece a abertura do Rio Carnaval com a presença das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em uma grande celebração ao samba. 

O evento, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) e apresentado pelo comentarista Milton Cunha, será na Cidade do Samba e começará a partir das 19h, com a abertura dos portões. Os ingressos e os camarotes já estão esgotados. A FM O Dia é a rádio oficial do evento e trará o locutor oficial da emissora para realizar apresentações e o DJ Alex Filho — que participa de várias ações da rádio— vai agitar os convidados durante os intervalos.

O Rio Carnaval será uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril. Os blocos Cacique de Ramos (26/02) e Cordão do Bola Preta (27/02) são os convidados especiais da abertura. Logo depois é a vez das Escolas de Samba mostrarem seus sambas-enredos com direito a um minidesfile, com aproximadamente 150 componentes. As escolas começam se apresentando no Palco Principal, com a presença de integrantes da bateria, intérpretes oficiais, passistas, componentes da Velha Guarda e da ala das Baianas, além dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, e depois seguem para a pista. 

Entendemos que o papel da LIESA vai além de promover os desfiles. É também preservar e promover toda uma ancestralidade e fomentar a maior manifestação cultural do Brasil — o carnaval. Estamos ansiosos para o evento e temos certeza de que será um momento único de celebração ao samba”, afirma Hélio Motta, vice-presidente da Liga.

Segurança sanitária

A fim de reiterar o compromisso da saúde do público, a LIESA seguirá protocolo sanitário, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinações da Prefeitura do Rio.  Para o evento de lançamento do Rio Carnaval será necessário apresentar o comprovante de vacinação para acesso e permanência no local.

Alimentação

O Rio Carnaval contará com foodtrucks espalhados na Praça de Eventos para a venda de comidas e bebidas. Não será permitida a entrada de alimentos e bebidas. 

Como Chegar

A entrada ao evento será na portaria principal da Cidade do Samba na Via Binário do Porto. A entrada do público estará liberada a partir das 19h, horário de abertura dos portões. 

Objetos proibidos

Durante a abertura do Rio Carnaval 2022, não será permitido entrar com garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material, exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que estejam sem tampa. Além disso, também estão proibidos:

  • Embalagens rígidas e com tampa;
  • Capacetes;
  • Armas de fogo e armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes e etc);
  • Objetos pontiagudos;
  • Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças e cortadores de unha); 
  • Cadeiras e banquinhos; 
  • Guarda-chuvas;
  • Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie;
  • Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente);
  • Bebidas (em qualquer recipiente);
  • Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não;
  • Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem;
  • Bastão de selfie (extensor para tirar autorretrato)

A lista completa do que será proibido portar para entrar na Cidade do Samba encontra-se no site www.liesa.com.br 

Serviço 

Rio Carnaval 2022 

Dias: 26 e 27 de fevereiro

Horário: a partir das 19h 

Programação: 

Sábado, 26/2 

Abertura: Cacique de Ramos 

IMPERATRIZ

SAO CLEMENTE

VILA ISABEL

PORTELA

SALGUEIRO

BEIJA FLOR

Domingo, 27/2 

Abertura: Cordão da Bola Preta

TUIUTI

TIJUCA

MANGUEIRA

MOCIDADE

GRANDE RIO

VIRADOURO

Foto de capa:César Loureiro Riotur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s