Samba e Carnaval no Congresso Mundial de Arquitetos

Promovido pela União Internacional de Arquitetura, Congresso Mundial de Arquitetos ocorre pela primeira vez no Rio de Janeiro.

 No dia 08 de julho, ocorreu, na quadra da escola de samba Estácio de Sá, uma prévia do que será o Congresso Mundial de Arquitetos, com o encontro de jovens e crianças do mundo do Carnaval. A Corte Mirim, casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim e jovens integrantes da bateria do GRCESM Nova Geração do Estácio de Sá, organizado pela AESMRIO, marcaram presença para a realização de um vídeo e fotos feitos por alunos do CST Fotografia, do CST Produção Audiovisual e da Pós-graduação Iluminação e Design de Interiores da Faculdade Estácio de Sá, Campus Tom Jobim, orientados pelo professor Ricardo Lopes.

O Samba e o Carnaval são patrimônios imateriais do Brasil e do povo carioca, e as crianças representam o futuro do Carnaval. Este será o ponto alto, pois dará a todos os arquitetos o significado de que “ainda existe futuro no Brasil”. A UNESCO estará participando, a ONU e todos os conselhos de classe mundiais estarão participando, com transmissão para mais de 80 países. O encontro marca o início do fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes da arquitetura para discutirem o futuro das cidades e a cidade do futuro. Uma iniciativa da União Internacional de Arquitetos (UIA). Outro momento que foi registrado pelos alunos da Faculdade Estácio de Sá, foi a participação de alguns integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, aos pés da estátua do Cristo. Este registro, com o que foi feito na quadra da escola de samba Estácio de Sá, serão somados a outros vídeos mostrando a beleza do Rio de Janeiro, pela visão dos melhores arquitetos do mundo.

 Para o professor Ricardo Lopes – “Temos que valorizar o futuro. O futuro das crianças. O exemplo que as crianças dão ao mundo de brincar e não brigar. De construir e não destruir. Do amor e não do desamor. Tudo sem a vaidade dos senhores dominadores do mundo. Criança é que nos faz imortais”. E conclui ao prosear que – “A arquitetura é a criação. É a pureza das crianças. É bonita e é bonita”.

A empresa Plumas e Paetês Cultural esteve presente, atuando na produção de momentos da montagem do produto audiovisual que terá o Carnaval como viés abordado

A transmissão mundial será no dia 18 de julho,pelo site UIA2021RIO|27°CongressoMundialdeArquitetos

            Texto: Clilton Paz.

            Fotos: Clilton Paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s