Sábado das campeãs do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro

Por: Redação

O desfile das campeãs do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu de baixo de forte chuva. O Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta em relação às chuvas, mas nada desanimou o folião, muitos usara capa de chuva para se proteger do temporal, e mesmo com a proibição, algun guarda chuv foram avistados nas arquibancadas. O público não se intimidou e mesmo debaixo de chuv lotou as arquibancadas os ingressos se esgotaram rapidamente nada desanimou o folião que foi comemorar com a escola de coração. Para não correr o risco de escorregar, algumas pessoa tirara sapatos e sandálias e realizaram o desfile descalço devido à pista escorregadia da avenida, foi o caso da Rainha de bateria da Mangueira Evelyn Bastos Mangueira, Salgueiro beija-flor de Nilópolis, mocidade, Grande Rio e Viradouro desfilaram neste sábado,a abertura do evento será realizada com a escola convidada, Embaixadores da Alegria, agremiação voltada para as pessoas com deficiência, logo após acontece o início dos desfiles das campeãs.

Mangueira

Sexta colocada, a Mangueira mostrou mais um pouco do enredo”a verdade vos fará livre” retrata a violência que mata o povo favelado, agravada pelos governos atuais. A escola falou sobre as mortes nas favelas do Rio, descriminação e violência. A rainha Evelyn Bastos veio vestida de Jesus Cristo, a ideia da escola é demonstrar como seria se Jesus Cristo vivesse nos dias atuais com tanta violência e desigualdade social.

Salgueiro

O Salgueiro deu um show na avenida com o enredo de Benjamin de Oliveira o primeiro palhaço negro do Brasil. A comissão de frente retratou Benjamim quando menino. Diversas atrizes e atores interpretaram Benjamin de Oliveira como palhaço em diversas alas no desfile. Os carros da agremiação estavam muito bem decorados e iluminados. A escola estava colorida e alegre, trazendo o verdadeiro espírito circense para avenida.

Beija-flor de Nilópolis

Beija-flor de Nilópolis narrou os diferentes caminhos percorridos pelo homem, e mostrou as mais famosas ruas do mundo. Inspirada nas gangues de Nova York, a comissão de frente da escola mostrou duas gangues tentando ganhar o comando das Ruas do Rio de Janeiro. A artista jojo toddynho desfilou como xica da Silva.

Mocidade

A cantora Elza Soares ficou impossibilitada de desfilar devido às recomendações médicas para que a cantora não pegasse chuva, no seu lugar veio a neta Vanessa. A mocidade homenageou a cantora e na avenida contou a sua história desde criança até os dias atuais. Elza ficou muito emocionada com a homenagem, a cantora de 89 anos foi eleita em 1999 pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio.

Grande Rio

Grande Rio contou a história do babalorixá Joãozinho da Goméia. A escola criou conexão com a sua comunidade, que já vinha solicitando o tema Afro há algum tempo. Joãozinho da Goméia em 1956 desfilou vestido de vedete deixando o mundo do candomblé contrariado. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira vestiam fantasias que remetiam a Exu e Pomba Gira.

Viradouro

Após 23 anos da sua última conquista, a Viradouro conquistou a taça e foi campeã do Carnaval 2020. “Viradouro de alma lavada”, desenvolvido por Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, foi o enredo desenvolvido na avenida. Contando a história das ganhadeiras de Itapuã, escravas de ganho que atuaram até o fim do século XIX. A escola saudou oxum no seu desfile, no carro da comissão de frente uma linda sereia vestida de dourado veio encantando o público da Sapucaí, era a atleta Anna Giulia do nado sincronizado da seleção brasileira que homenageou Oxum. Outra belíssima homenagem a orixá foi feita pelo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira que vieram vestidos de Amarelo-ouro e com uma coroa remetendo ao Xirês realizados no candomblé.

No desfile das campeãs também tem alguma regras que devem ser cumpridas pelas agremiações, pelo menos 150 ritmistas e 45 baianas devem participar do desfile, além disso, as escolas não podem desfilar com um número muito inferior de componentes em comparação a quantidade que desfilou na apresentação oficial e também não pode te grupo com a camisa da agremiação maior do que no desfile principal. O descumprimento das regras pode gerar uma multa de at R$ 60 mil reais.

Fotos: Aline Alves

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s