Primeiro dia dos desfiles da série A

Por : Aline Alves

O primeiro dia de desfiles da série A do Carnaval do Rio de Janeiro foi marcado por forte chuvas, durante toda a madrugada. Os componentes não perderam a garra, e entraram na avenida com canto forte e muita alegria.

Acadêmicos do Vigário Geral

A primeira escola a desfilar foi a acadêmicos de Vigário geral, com o enredo “o conto do Vigário”, a escola da zona norte fez críticas a políticos como o presidente Jair Bolsonaro e o prefeito Marcelo Crivela, segundo a presidente da escola, na gestão do atual prefeito, o mesmo vem dificultando o repasse de verbas para as escolas de samba, o que dificulta que as escolas coloquem o carnaval na rua.

Acadêmicos da Rocinha
A Rocinha foi a segunda escola a desfilar, com o enredo “a guerreira negra que dominou dois mundos”, a escola vem contar a história de Maria da Conceição, mulher negra, escravizada, que desembarcou do navio negreiro no Brasil, Maria conga.
“Nosso enredo contará a história de Maria da Conceição, uma escrava do Congo que foi trazida ao Brasil e aqui se tornaria a guerreira Maria Conga. Maria é considerada heroína de Magé onde se tem o único quilombo reconhecido na Baixada Fluminense, o Quilombo Maria Conga”, explica o carnavalesco Marcus Paulo. Um carro todo feito de bambu, foi a aposta de Marcus Paulo, esse bambu foi retirado das Matas de Magé, lá Maria conga tinha um quilombo.

Unidos da Ponte

A Unidos da Ponte apresentou o enredo “Elos da eternidade” a escola falou sobre a problemática que vive o carnaval atualmente, do elo que liga o carnaval ao povo e sua importância. A escola teve problemas com o seu carro abre-alas, estátua de Zeus, perdeu parte da cabeça da estátua. Possivelmente será penalizado.

Porto da Pedra

Annik Salmon estreou sozinha como carnavalesca na Porto da pedra, com o enredo “O que é que a baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí” , vem falar da trajetória das amadas baianas, que representam da Bahia até a Sapucaí. Na comissão de frente comandada por Carlinhos de Jesus e karen Ramos, a aposta foi a africanidade, representada por mulheres negras de diferentes estilos.

Cubango

Cubango teve problemas com dois de seus carros, a escola levou para avenida o enredo “a voz da liberdade”, tema que conta a história de Luiz Gama, escravo autodidata que se tornou jornalista, advogado e poeta, Luiz morreu seis anos após ser libertação dos escravos no país. Uma das musas da escola, Flávia Aguiar desfilou com nove meses de gestação.

Renascer de Jacarépagua

Renascer de Jacarepaguá falou sobre o trabalho das benzedeiras, “Eu que te benzo, Deus que te cura”, a escola teve a participação no desfile de uma passista evangélica, Talita Fontainha de 32 anos, a passista mora na Austrália, e participou de um concurso chamado Australiasian Samba Queen, logo após esse concurso, um amigo apresentou Talita a Diretoria da Renascer.Vinicius e Jack Pessanha, vestiram a fantasia São Bento e a Medalha de Proteção. Durante o desfile, o segundo carro sofreu um problema no motor e teve que ser empurrado por apoios da escola. A escola trouxe a religião como representação de importância popular.

Império Serrano


Império serrano teve problemas com o carro abre-alas, o carro parou pouco antes de entrar na avenida, soltando fumaça. Já na avenida, um dos componentes, após um movimento brusco do carro despencou. A ala das baianas desfilou sem a tradicional saia, segundo a diretora da ala, a costureira responsável pela entrega das fantasias não conseguiu entregar a roupa de maneira adequada, o que causou comoção, levando todos ao choro. Mesmo em meio a esse problema, a ala desfilou cantando forte o samba da escola e com muita garra .

Fotos: Portal Samba Carioca

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s