A Unidos de Vila Isabel apresentou neste sábado (5), oficialmente seu samba-enredo para o Carnaval 2020, na festa de lançamento dos protótipos.

A escolha do samba este ano, foi interna, sem apresentação dos compositores e seus respectivos sambas para o público. O corte semanal dos sambas na quadra, diferentemente do que acontece todos os anos na agremiação também não ocorreu, a escola convidou compositores renomados do mundo do samba para uma disputa interna, o novo modelo de escolha de samba, diminuiu o custo para compositores e para escola.
A escolha do samba vencedor, foi feita por uma comissão formada por carnavalesco, direção de carnaval, vice-presidente e presidente da agremiação, que juntos definiram o samba-enredo que irá para a avenida no carnaval 2020. A vila Isabel vai homenagear Brasília. Em reunião com o governo do DF, foi fechado um acordo com a escola, que receberá captação de recursos da lei de incentivo à cultura (antiga lei Rouanet), em contrapartida a escola do Rio de Janeiro ajudará a repassar conhecimentos de tecnologia, confecção de fantasias, dentre outros processos ligados ao carnaval para auxiliar às agremiações do Distrito Federal, que há cinco anos não realizam desfiles por falta de verbas. Com o enredo “Gigante pela própria natureza: Jaçanã um índio chamado Brasil”, de autoria do carnavalesco Edson Pereira, o enredo fala de uma lenda indígena, que tem como personagem um curumim, em sonho lhe é revelado o nascimento de sua irmã, uma menina, chamada Brasília, uma promessa de esperança para novos povos. O enredo narra o voou de uma jaçanã, por todas as regiões do país até a capital federal.
 A festa de apresentação dos protótipos, teve início às 21h, e foi aberta ao público. A comunidade prestigiou o evento, que contou com a apresentação dos segmentos da escola. As fantasias apresentadas tiveram diversidade de cores , requintadas e confortáveis, com características de cada estado do país, a intenção do carnavalesco foi criar fantasias com o mesmo volume do carnaval de 2019, com custos menores, sempre mantendo a qualidade.
Edson Pereira ressaltou sobre uma crise no país, e a importância de realizar um belo carnaval com consciência. – Trabalhamos arduamente ao longo desses meses procurando mostrar com leveza ou belo carnaval que a Vila Isabel levará para a Avenida esse ano. Teremos diversidade de núcleos e uma proposta diferente do ano passado. Segurem na Vila que iremos inovar neste carnaval – promete o artista. Após uma apresentação dos protótipos, Tinga interpreta o nome oficial da escola ou o samba escolhido para o Carnaval 2020. Os ensaios da quadra da Vila Isabel iniciam no dia 17 de outubro e os testes da rua tem início em novembro.
        

    
         
|