Estandarte de ouro 2019

O jornal O Globo em parceria com jornal extra realizou no sábado(16) a 48ª edição da premiação estandarte de ouro na quadra da Unidos de Vila Isabel. O tradicional evento é conhecido  como “Óscar do samba”, numa referência ao Prêmio Óscar. A premiação traz a valorização do desempenho das escolas e seus  profissionais, direcionada  ao grupo especial do carnaval carioca. O evento foi apresentado pelo jornalista Leonardo Bruno, que ao subir no palco não demorou para convidar  a premiada bateria da Grande Rio a se apresentar. Estandarte de ouro no quesito  Revelação 2019, mestre Macaco branco que estreou na bateria swingueira de noel da Unidos de Vila Isabel, recebeu o prêmio  das mãos da cantora mart’nália, que carinhosamente lhe deu um selinho ao entregar o troféu.

Screenshot_20190320-172040_Chrome
Foto: walace Barbosa/ Agnews

A Portela foi prêmiada com a  melhor comissão de frente. A azul e branca de Madureira levou o ritual do entardecer das guerreira de Iansã para avenida, com alguns artifícios tecnológicos mas sem perder a espotaneidade a escola  mostrou na comissão de frente a religiosidade de Clara Nunes.

O coreógrafo responsável pela comissão, Carlinhos de Jesus disse se sentir  lisonjeado e atribuiu o prêmio à sua equipe. Como melhor  intérprete o troféu foi para Gilsinho  Conceição que  comandou o carro de som da Portela .

A campeã mangueira festejou não só na avenida, no sábado das campeãs, mas também na premiação do estandarte . A escola ganhou o prêmio estandarte de ouro como melhor escola e melhor enredo, “heróis esquecidos” da História do Brasil,  enredo “História pra ninar gente grande” com forte conteúdo social, homenageou e contou a história de heróis negros e índios esquecidos  pela própria história. Em especial falou sobre o assassinato da Vereadora  Marielle Franco, fez críticas  às autoridades pela demora em identificar os assassinos do caso e concluír o inquérito.

Screenshot_20190314-233226_Chrome
O Salgueiro foi premiado com a melhor ala das baianas. Vestidas de tecido organza com lame metálizado, as fantasias eram enfeitadas com conchas do mar.  A ala fez uma homenagem à yemanja e também relembrou  uma alegoria da orixá no desfile de 1969, quando o Salgueiro obteve o seu quarto título com os carnavalescos  Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona.Como passista feminino quem garantiu o troféu foi a modelo Bellinha Delfim do Salgueiro, e como passista masculino Hudson Gaspar, da Vila Isabel

A importante premiação acontece desde 1972 e destaca os melhores do grupo Especial em categorias, como: Escola, Enredo, Personalidade do Ano, Comissão de frente, Mestre-sala, Porta-bandeira, Puxador, Bateria, Samba-enredo, Passista masculino, Passista feminino, Baianas, Ala, Revelação e Inovação; além da Melhor Escola e Melhor Enredo, entregando no total 15 troféus.

Confira a lista dos vencedores do Estandarte de Ouro de 2019:

Escola: Mangueira

Enredo: “O Salvador da Pátria”, da Paraíso do Tuiuti

Personalidade do Ano: Tia Nilda, da Mocidade

Comissão de frente: Portela, com coreografia de Carlinhos de Jesus

Mestre-sala: Phelipe Lemos, da União da Ilha

Porta-bandeira: Squel Jorgea, da Mangueira

Puxador: Gilsinho da Portela

Bateria: Grande Rio, com comando de mestre Fabrício Machado

Samba-enredo: “História pra ninar gente grande”, da Mangueira

Passista masculino: Hudson Gaspar, da Vila Isabel

Passista feminino: Bellinha Delfim, do Salgueiro

Baianas: Salgueiro

Ala: “O bode picando a mula do Sertão”, do Paraíso do Tuiuti

Revelação: Mestre Macaco Branco, da bateria da Vila Isabel

Inovação: Emojis voadores da comissão de frente da Grande Rio

Na premiação dos desfiles da Série A no Sambódromo, uma agremiação predominou.

Escola: Acadêmicos do Cubango

Samba-enredo: Acadêmicos do Cubango

Foto capa: Divulgação OGlobo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s