Escolha de Samba enredo

Começa no Rio de Janeiro a temporada da escolha de samba enredo para o carnaval de 2019. Essa escolha acontece Após a apresentação da sinopse e em seguida acontece uma temporada de muito trabalho para as escolas e compositores. As parcerias são formadas e logo após os compositores começam a montar suas obras. Algumas reuniões acontecem nas escolas para que os compositores possam tirar dúvidas sobre a letra do samba que iram apresentar para a inscrição, dentro dessas reuniões os diretores artísticos das escolas apresentam sugestões para a letra apresentada, para que caso necessário ocorram alterações. Após a letra do samba esta definida os compositores seguem para gravação de áudio e vídeo para que a letra possa ser apresentada na inscrição.

Algumas parcerias de compositores também recebem o apoio da comunidade na apresentação dos seus sambas. Os compositores promovem eventos para organização de suas torcidas, pois a apresentação de uma torcida animada e que cante o samba com garra é fundamental para que no decorrer do concurso o grupo formado pelos compositores chegue até a reta final. A letra e melodia do samba são quesitos fundamentais para a permanência do grupo, pois a cada semana após iniciado o concurso as escolas fazem uma ou mais eliminações para se chegar ao samba campeão. Existem parcerias de compositores que gastam em média de 40 até 150 mil reais o que por eles é considerado o valor mínimo para entrar numa disputa de escolha de samba enredo. Fizemos uma entrevista com o intérprete tinga, uma das personalidades do mundo do samba. Tinga é um dos intérpretes mas requisitado pelas parcerias de compositores na época da escolha de samba enredo. Ele nos explica como funciona a dinâmica da escolha do samba enredo de uma escola.” Para entrar em uma disputa de escolha de samba com boas chances de vencer é preciso investir de R$60R$150 mil reais, os gastos são muitos, é preciso ter qualidade nas apresentações, uma boa gravação em um bom estúdio faz uma grande diferença. No grupo de compositores cada componente entra com uma função, geralmente 2 ou 3 componentes fazem a composição e o restante entra com o apoio financeiro e logístico”

tinga

Além dos gastos para gravar áudio e vídeo, tem muitos outros como impressão da letra do samba que é distribuído nas escolas para que o público possa acompanhar o canto, reuniões com a torcida para organização, ornamentação para o momento da apresentação, muitos grupos contratam dançarinos para enriquecer suas apresentação, compra de bebidas para a torcida, alguns compositores promovem festas para incentivar a torcida, compra de ingressos para distribuição e o mas importante que é a contratação do intérprete para representar a composição, muitos grupos tem preferência por intérpretes renomados. Tinga nos explica que o vencedor do samba na escola ganha em média 300 mil reais independente se a escola ganhar o carnaval ou não, sendo um investimento tão alto com tantas despesas que o ganho muitas vezes parece imperceptível.

Há também aqueles que amargam a derrota e o gasto exorbitante do concurso. Conversamos com o jornalista especialista em Carnaval Antônio Carlos e ele nos relatou que a mudança da escolha de samba no passado até os dias atuais são muitas” o que víamos nas quadras das escolas antigamente eram composições com apresentações simples no qual a presença da comunidade era fator principal para a disputa e o vencedor era escolhido praticamente pela própria comunidade, atualmente podemos dizer que as escolhas de samba se transformaram em uma indústria, aonde o gasto exorbitante é considerado critério de eliminação.” Todos os anos o sonho de ganhar o concurso se renova.

mangScreenshot_20180620-022048Screenshot_20180620-022522

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s